DA REDAÇÃO JILÓ PRESS
Pela primeira vez nesses três anos, o Fórum de Comunicação Empresarial foi transmitido ao vivo, pela internet. O feito fez jus ao tema desse ano, que focou as novas tecnologias de comunicação utilizadas pelas empresas, sendo o blog, uma delas. Os repórteres e fotógrafos do Jiló Press registraram, minuto a minuto, cada detalhe do evento. O resultado pode ser conferido no final do dia. De acordo com as estatísticas do Jiló Campus, o blog foi acessado por 154 computadores diferentes. Ou seja, teve audiência durante todo o sábado, principalmente durante a realização do evento, quando acontecia a cobertura em tempo real.
LOGÍSTICA - Durante as palestras e os debates, as pessoas presentes no auditório podiam ver no telão, na página Jiló Campus, o que estava acontecendo no local. Para que isso fosse possível, foi montado um posto avançado da redação na sala telepresencial, ao lado do auditório. Dois leptops com conexões 3G (acesso banda larga à web) e três câmeras digitais ajudaram na transmissão dos dados sobre os principais fatos do dia.
EQUIPE - As repórteres Cristina Vieira (6ª período), Talita Paranhos (2° Período), Thayná Carvalho (1° Período) e Yaskara Paz (6º período) se revezaram na cobertura das palestras e as imagens ficaram por conta de Efraim Fernandes e do estudante de publicidade Bruno Portela (2° período). Enquanto isso, o estudante Rodrigo Aquino (3º período) produzia vídeos com imagens do ambiente e entrevistas com os convidados, alunos e professores. "Ter participado da cobertura foi muito bom porque coloquei em prática o meu potencial. Estou me preparando também pra semana de comunicação, porque a cobertura que fizemos não é nem a metada do que estar por vir. O desafio é muito grande porque temos pouco tempo para fazer tudo com rapidez e perfeição: tirar fotos, entrevistar, digitar a matéria. Então, com essa correria, estamos colocando em prática o que o mercado de trabalho já pratica e vai cobrar bem mais quando estivermos lá fora", avalia Talita Paranhos.
Responsável pelos vídeos da TV Jiló, Rodrigo Aquino ressaltou o entrosamento da equipe. "É excelente, correr contra o tempo. Foi tudo on line, fotos chegando, vídeos e essa logística é dificil ser administrada. Porém, a equipe estava totalmente entrosada, o que fez o trabalho evoluir. Estamos adquirindo experiÊncia. Foi um desafio essa semana, quando coloquei o primeiro vídeo editado feito na redação do Jiló. A minha meta é poder fazer todos os nosso vídeos editados, afinal de contas somos multimidia. Acredito que estamos prontos para os próximos desafios. Afinal, outubro não esta longe e isso é o teste para a semana de comunicação", avaliou.
A responsabilidade das fotografias ficou a cargo de um estudante de publicidade. Bruno Portela encarou o desafio e fez cerca de 100 fotos. "Foi muito bom ter a oportunidade de acompanhar de perto o lado jornalistico de cobertura de eventos. Com essa participação, pude perceber que não é tão fácil esse tipo de trabaho. Acredito que o maior desafio é transmitir com fidelidade o clima e o sentimento do evento. É preciso ter muito feeling", explica ele.
ROTINA - Essa foi a terceira cobertura multimídia que a equipe do Jiló fez nos últimos quatro dias. As outras duas foram o Encontro do Ensino Médio no campus R9, e a festa de aniversário da Associação Comercial de Madureira. "Não adianta saber o que é cross mídia sem praticar. A teoria é importante, mas a prática multimídia é que coloca o nossso aluno no mercado de trabalho. O Fórum ensina justamente isso: cases práticos, com ferramentas práticas. Foi o que fizemos hoje aqui e o que o campus Madureira vem fazendo sempre. Temos que parar de pensar analógico e pensar digital. A nossa equipe hoje pratica isso e está ficando afinada quanto à dinâmica de coberturas como essa, que exige rapidez na coleta de dados, redação e postagem. Nesse sentido, é importante a atuação conjunta entre repórter e fotógrafo. A coordenação das equipes fica sob a batuta do editor, que ainda revisa textos e edita fotos. A exatidão da informação no contexto do tempo real é um desafio que estamos aprendendo a lidar e a superar. Na verdade, é uma preparação do nosso time para o desafio maior, que é a cobertura ao vivo da semana de comunicação, em outubro", avaliou o coordenador de jornalismo do Núcleo Prático de Comunicação e editor-chefe da Rede Jiló de Comunicação, professor Ricardo França.
Nenhum comentário:
Postar um comentário