quarta-feira, 20 de maio de 2009

Audiências sobre revisão dos currículos de Jornalismo chegam ao fim

Aconteceu em São Paulo, na segunda-feira (18/05), a última das três audiências públicas realizadas para discutir a revisão das diretrizes curriculares dos cursos de Jornalismo no país. Segundo o Ministério da Educação (MEC), os representantes da sociedade civil convidados à reunião defenderam uma formação profissional que enfatize a ética e as ciências humanas.

O jornalista
Caio Túlio Costa propôs a formação complementar em jornalismo para profissionais de outras áreas. Além disso, chamou atenção para as mudanças "radicais" na produção jornalística - mas "que não significa privilegiar apenas a formação multimídia, mas uma sólida formação humanística e ética”. O jornalista e acadêmico da USP Eugênio Bucci ponderou que deve-se ainda levar "em consideração o interesse da população e da democracia de modo geral, não apenas as mudanças que interessam aos próprios jornalistas”.

Uma comissão, formada pelo MEC em fevereiro, ouviu, entre 27 de fevereiro e 12 de abril, 105 propostas (de alunos, por email) sobre duas principais questões: o perfil desejável do profissional do jornalismo e as principais competências a serem adquiridas durante a graduação. A revisão das diretrizes curriculares deve ser concluída em agosto. É esperar pra ver.

http://oglobo.globo.com/blogs/amanhanoglobo/post.asp?t=audiencias-sobre-revisao-dos-curriculos-de-jornalismo-chegam-ao-fim&cod_post=187637

Nenhum comentário:

Postar um comentário