Texto: Andrezza Henriques (6º período) – Estagiária Mídia Impressa.
Foto: Rodrigo Aquino (3º período) – Mídia Impressa.
Foto: Rodrigo Aquino (3º período) – Mídia Impressa.
O pontapé inicial da palestra foi dado às 10h30 com um abraço de confraternização entre os gestores, para que eles pudessem se olhar e se conhecerem melhor. O palestrante professor de administração da Universidade Estácio de Sá, Ricardo Ferreira explicou um pouco da importância que as instituições de ensino têm de transformar o ser humano, no pensar e no agir, pois o que se aprende na escola ou na universidade é muito mais do que matéria, se aprende a vida, a postura necessária para se comportar e lhe dar com as diversas fases da vida.
Algumas dinâmicas foram realizadas com os convidados, tornando mas descontraída e leve a palestra que aborda assuntos interessantes e necessários para os gestores e educadores de Ensino Médio.
A palestra motivacional serviu para que pontos importantes fossem tocados pelos gestores convidados como a mudança dos valores e a falta do apoio de alguns responsáveis com a escola, fazendo do trabalho pedagógico e de orientação mais complicado, além da cobrança da educação e da ética que hoje em dia algumas famílias julgam obrigação da escola e não como responsabilidade familiar.
Para o professor Ricardo é preciso muita coragem para os educadores poderem fazer seus papéis bem feitos, pois barreiras sempre serão colocadas no caminho e a obrigação do educando é quebrá-las com muita sabedoria. “Agir e decidir implica em risco. O erro, quando acontece, deve ser aproveitado e ultrapassado, buscando o aperfeiçoamento. Para acertar é preciso arriscar”, esse deve ser o espírito do educador afirma Ricardo Ferreira.
No decorrer da palestra, foi passado um vídeo publicitário da marca Reebok, onde mostrava claramente que para ser um bom educador é preciso saber ouvir, pois na correria do dia não prestamos atenção nas pessoas que estão em nosso redor para nos dar apoio e que também buscam ajuda.
Ao concluir a primeira fase do dia, o palestrante focou na questão que os gestores precisam motivar, aguçar o desejo dos alunos para que haja interesse no aprendizado. Essa busca pode ser por meios físicos, de segurança, com a auto-estima ou com a busca de realizações pessoais. “O aluno precisa ter sonhos, planos e metas para que no “agora” se comece a construir o futuro, não dando tempo para pensamentos negativos, aproveitando a jovialidade para colocar tudo em prática”, conclui.
ACESSE: www.jilopress.blogspot.com
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